Já lá se vão dois natais longe da minha Ilha ... vários lugares por onde passei as culturas mostram-se diferentes, como são diferentes as religiões, crenças e fés. Nas nossas ilhas (Atlântico Norte) o natal comemora-se no inverno, com bolos doces e iguarias e o tradicional bacalhau ... há um ano, na Argentina, em Buenos Aires, observou-se o natal comemorado no Verão, com panetone (espécie de bolo rei) e churrasco.
Mas, o que não mudou, em nenhuma das culturas, foi a tradição da troca de presentes e afectos, do desejo de que sonhos e objectivos sejam alcançados, bem como a renovação da fé e de esperança. Assim se vai comemorar o natal na África do Sul, terra que esta em transformação, em crescimento e em renovação de expectativas.
Os portugueses emigrantes e seus descendentes, que vivem nesse País de tão diversificada miscigenação, continuam cultivando suas tradições natalícias, comemorando o Natal a 25 de Dezembro, embora que do lado Sul do Equador, no Verão. Reúnem-se em família, a ceia de natal continua a ser o tradicional bacalhau, importado de Portugal, os bolos doces e, igualmente, vive-se os sentimentos de esperança e fé, bem como a troca de prendas.
À semelhança do Natal passado do outro lado do Atlântico, em Buenos Aires, este será, também, comemorado no seio da grande família Portuguesa e com amigos.
Para além de mensagens de Feliz Natal e boas Festas, a bordo do Hemingway há um presépio feito pelos alunos do Jardim de Infância da Escola Básica da Praia do Almoxarife.
Nesta quadra natalícia, a todos os emigrantes portugueses, espalhados pelo mundo, a todas as pessoas de bom coração que conheci durante esta minha viagem, ao Grupo de Apoio, e aqueles que, de uma forma ou de outra, tem contribuído e me apoiado, aos Escuteiros, aos Pescadores e respectivas famílias, aos Portugueses em geral, a sua Excelência o Presidente da Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores – ALRAA, ao Excelentíssimo Senhor Presidente do Governo Regional dos Açores, aos eleitos do poder local, aos nossos Deputados e Dirigentes Partidários e a todos os meus amigos, a todos, desejo os mais sinceros votos de boas festas e Feliz Natal e que 2009 seja um ano de paz no Mundo.
Desde África do Sul,
Genuíno Madruga
|
|
|