Um Sonho Tornado Realidade

Quem é o navegador?

Açoriano de gema, nascido na ilha montanha (Pico, Açores), Genuíno Goulart Madruga depressa se fez "filho do mar". Saiu da ilha e criou raízes na vizinha ilha do Faial, onde reside.

Começou cedo na faina da pesca, num pequeno barco que foi sucessivamente substituindo por outros mais apetrechados.  Em 1993/94 é o pioneiro da introdução nos Açores das embarcações de pesca cabinadas em fibra de vidro.

Quem vive na Horta, mítica cidade mar,  local de acolhimento e cruzamento de navegadores desde os primórdios, não podia deixar de conviver e ser tocado pelas histórias, lendas e aventuras desfiadas por esses inúmeros navegadores durante os convívios à mesa do inevitável "Peter's" Café Sport.

No distante ano de 1975 aconteceu o “click” decisivo. Passou na Horta o navegador solitário Marcel Bardiaux , protagonista de incríveis aventuras: 1º navegador a passar o cabo Horn de leste para oeste, construtor 1º de um iate insubmersível em aço inox, 4 voltas ao mundo, duas vezes feito prisioneiro pelos Alemães na última Grande Guerra. Em 1998 deu-se o reencontro com Marcel Bardiaux já com 88 anos. Foi irresistível !

Em Novembro de 1999, Genuíno Madruga adquire na Alemanha um veleiro em fibra de vidro com 11,10 metros e 14,42 toneladas, que baptizou de “Hemingway”. 

Este experiente homem dos mares Açorianos,  fez-se ao mar às 09:00 horas do dia 28 Outubro de 2000 na concretização dum sonho e desafio que acalenta há muitos anos: Circum-navegar o planeta a bordo de um veleiro.

 


Genuíno Madruga a Bordo do Hemingway